> > >

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O DECÁLOGO SEGUNDO A BÍBLIA

O DECÁLOGO SEGUNDO A BÍBLIA


- Fala-se DECÁLOGO, isto é as DEZ PALAVRAS:




Vou tentar subdividi-las de acordo com o assunto de cada mandamento, destacando em mandamento separado quando este esteja misturado a outro assunto:



PRIMEIRO MANDAMENTO: - Não terás outros deuses diante de minha face.Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniquidade dos pais nos filhos,m nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam, mas uso de misericórdia até a milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.

"Amar a Deus sobre todas as coisas"

SEGUNDO MANDAMENTO:“Não pronunciarás o nome de Javé, teu Deus, em prova de falsidade, porque o Senhor não deixa impune aquele que pronuncia o seu nome em favor do erro.

"Não tomar seu santo nome em vão"

TERCEIRO MANDAMENTO: - Lembra-te de santificar o dia de sábado. Trabalharás durante seis dias, e farás toda a tua obra. Mas no sétimo dia, que é um repouso em honra do Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro que está dentro de teus muros. Porque em seis dias o Senhor fez o céu, a terra, o mar e tudo o que contêm, e repousou no sétimo dia; e por isso. o Senhor abençoou o dia de sábado e o consagrou.

"Guardar domingos e festas de guardas"

QUARTO MANDAMENTO: - Honra teu pai e tua mãe, para que teus dias se prolonguem sobre a terra que te dá o Senhor, teu Deus.

"Honrar pai e mãe"

QUINTO MANDAMENTO: - Não matarás.

"Não matar"

SEXTO MANDAMENTO: - Não cometerás adultério.



"Não pecar contra a castidade"

SÉTIMO MANDAMENTO: - Não furtarás.



"Não furtar"

OITAVO MANDAMENTO: - Não levantarás falso testemunho contra teu próximo.

"Não levantar falso testemunho"


NONO MANDAMENTO: - não cobiçarás a mulher do teu próximo (...)



"Não cobiçar a mulher do próximo"

DÉCIMO MANDAMENTO: - Não cobiçarás a casa do teu próximo; (...) nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, nem nada do que lhe pertence.”.


"Não cobiçar as coisas alheias"




Nenhum comentário:

Postar um comentário